Enem em Ponte Nova: uma análise sobre os sexos

Em outro texto realizado pelo Observatório, abordou-se a quantidade de candidatos ao Enem em Ponte Nova, tendo sido observado a redução do número de inscrições nos anos (redução a partir de 2016).

Mas, acerca dessa queda no número de candidatos ao Enem em Ponte Nova, o que podemos observar sobre o sexo feminino candidatos? A importância desse tipo de questionamento está longe de ser trivial, dado que é importante entender mais sobre o perfil dos candidatos inscritos no Enem, sendo algo essencial para a realização de políticas públicas.

No Brasil, as mulheres têm maiores índices de educação formal, um exemplo de mais anos esperados de escolaridade e maior média de anos de estudo . Quando o assunto é o número de inscrições para o Enem, o número de mulheres inscritas também é maior, também se mantém desde a primeira edição do exame em 1998.

Para o caso específico de Ponte Nova, considerando o período de 2013 a 2019, podemos ver o sexo dos candidatos ao Enem a partir do gráfico abaixo:

Fonte: Microdados do Enem (Inep).

Seguindo a tendência nacional, em Ponte Nova o número de mulheres inscritas no Enem também superou o número de homens inscritos para todos os anos considerados.

Para ambos os sexos é possível observar a ocorrência de uma queda no número de inscritos a partir de 2016. No caso dos homens, comparando o número de inscritos em 2019 com 2016, tem-se uma queda aproximada de 49%. Enquanto que, para as mulheres, uma queda para esse mesmo período foi de aproximadamente 45%.

Apesar da queda observada tanto para homens quanto para mulheres, este foi considerado maior para o caso dos homens, tendo sido de 4 pontos percentuais.

* Nota

A imagem em destaque é proveniente do Pixabay.

Agradecimentos a StockSnap.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.