NOTA TÉCNICA – Educação básica em Ponte Nova

Com o fechamento das escolas por todo o Brasil, ocorrido a partir de março de 2020, houve a necessidade de uma reorganização emergencial do sistema de ensino. A solução encontrada foi a adoção do ensino remoto, aplicado para todos os níveis de educação.
Não obstante a necessidade de sua aplicação, o ensino remoto possui fragilidades que amplificam problemas já presentes na educação brasileira. Dentre essas fragilidades, destaca-se a sua menor capacidade de promover a aprendizagem dos alunos no ensino básico (principalmente para os que possuem maior dificuldade de aprendizagem), além da ausência de preparo das redes de ensino e da dificuldade de acesso por alunos com maior vulnerabilidade social.
Desse modo, no atual cenário de escolas fechadas, a tendência é que haja uma piora geral nos indicadores educacionais por todo o país, inclusive em Ponte Nova. Neste primeiro esforço analítico da situação, o OPN observa a taxa de abandono da educação básica no município, buscando discutir o preocupante cenário do abandono e da evasão escolar.

Sobre esta Nota Técnica
Esta Nota Técnica visa trazer informações para fomentar o debate público a respeito dos impactos da pandemia na educação básica em Ponte Nova. O objetivo é conferir dados e evidências à discussão, contribuindo para o controle social e para a busca de melhores soluções para os problemas apontados.


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