Regras de publicação

BLOG DO OPN

O OPN, Observatório de Políticas Públicas e Gestão Municipal de Ponte Nova, é um espaço dedicado à observação, à reflexão e à atuação em prol do desenvolvimento econômico e social de Ponte Nova, visando contribuir para a redução das desigualdades, o progresso e o bem estar de sua população.

Com base nessa proposta, produzimos e divulgamos conteúdos técnicos e artigos de opinião acerca dos mais variados temas, tratando desde questões diretamente relacionadas às políticas públicas e à gestão municipal, até assuntos ligados à vida e à cultura da região. 

Assim, com o intuito de promover um debate público qualificado e almejando uma maior democratização da informação, através da riqueza e da pluralidade de ideias, o OPN conta com um ambiente aberto à população, voltado à livre expressão de pontos de vista que possam somar aos propósitos de transformação da sociedade pontenovense.

O Blog do OPN aceita, portanto, textos de quaisquer pessoas, desde que adequados às finalidades e valores de seu projeto. Desta forma, é importante salientar que o processo de envio de textos inclui algumas regras e um protocolo adotado na revisão e aceite do artigo. Isso é realizado como uma forma de garantir a qualidade dos produtos do OPN.

A publicação de textos adota as seguintes normas, descritas abaixo:

1) Diferentes tipos de texto serão aceitos, desde que a abordagem trate temas relacionados à gestão municipal e às políticas públicas e/ou o município de Ponte Nova de maneira central. 

2) Os textos devem ser enviados para o email: observatoriopontenovamg@gmail.com em arquivo Word ou pelo link Google Docs. Outros formatos de arquivo não serão aceitos.

3) Os textos devem seguir a norma padrão culta da língua portuguesa (salvo questões de licença poética, devidamente fundamentadas).

4) Recomenda-se que os textos tenham no máximo 2 (duas) páginas. Isso é apenas uma recomendação, dado que textos mais extensos poderão ser aceitos, desde que seja justificável, como no caso de abordagens com maior detalhamento de análise e discussão. 

5) Textos que apresentem dados ou afirmações contundentes devem citar a fonte da informação, o mesmo vale para o caso de imagens, gráficos, tabelas e outros. A citação pode ser realizada através do link da fonte utilizada, ou a partir da citação no texto (com referência bibliográfica no final).

6) Os textos passarão por uma revisão, realizada pela equipe do OPN, dentro de um prazo de até 7 (sete) dias da sua data de envio. Após a revisão, dentro do prazo estabelecido, o autor receberá um parecer. No caso de adequação às normas editoriais, o texto será aprovado, sendo posteriormente publicado no blog OPN e em todas as suas redes sociais. Em caso de reprovação, este poderá ser devolvido ao autor para modificações ou rejeitado em definitivo.

7) Qualquer possível correção e alteração realizadas pela equipe OPN não implicará em mudança ou perversão das ideias originais do texto. As edições estarão limitadas a melhorias na estrutura gramatical/ortográfica e na apresentação textual. Não obstante, fazendo-se necessárias modificações mais expressivas, estas serão realizadas mediante consulta ao autor.

8) Assim que o texto for publicado, o autor será imediatamente comunicado via email.

9) As ideias expressas nos textos são de exclusividade do autor, não necessariamente refletindo o posicionamento do OPN (isso estará registrado ao final de cada texto). 

10) Importante destacar que o OPN se compromete a estar aberto para diferentes tipos de contribuições, sendo um espaço técnico, crítico e verdadeiramente plural, mas sempre prezando pela qualidade (textual e de conteúdo) das mesmas. Além disso, em hipótese alguma serão aceitos textos cujo conteúdo incite qualquer forma de violência, discriminação e/ou preconceito, sendo esses textos rejeitados no processo de revisão.  

Ainda ficou com alguma dúvida? Nos envie um email: observatoriopontenovamg@gmail.com

Ou entre em contato por uma das nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIN).