Propósito

PROPÓSITO

O OPN apresenta-se como um espaço dedicado à observação, à reflexão e à atuação em prol do desenvolvimento econômico e social de Ponte Nova, visando contribuir para a redução das desigualdades, o progresso e o bem estar de sua população.

O trabalho do OPN se dá, sobretudo, no campo técnico-científico, envolvendo o estudo e a análise da condução das políticas públicas e da gestão em nível municipal. Une-se a este esforço o objetivo de proporcionar um ambiente construtivo ao debate público, congregando ideias que possam promover qualidade de vida no município, a partir da experiência e da vivência local.

No plano dos valores, o OPN se compromete com a prática da verdade, atendo-se aos fatos e ao fazer técnico-científico; da pluralidade, respeitando as diferenças, a diversidade e os princípios democráticos; da integridade, agindo de forma honesta e imparcial; e da responsabilidade, compreendendo o seu dever de contribuir para a transformação social.

 

METODOLOGIA

Para alcançar o seu propósito, o OPN busca se desenvolver em quatro frentes, estando estas articuladas em um fazer-comum, mas a partir de intercâmbios específicos com diferentes públicos:

  1. Dirigentes municipais: elaborar estudos, relatórios e pareceres técnicos que possam contribuir para a tomada de decisão dos gestores públicos municipais, guiados pelo interesse coletivo e pelo bem estar da população pontenovense;
  2. População: promover espaços de informação, conscientização e diálogo com a sociedade pontenovense, facilitando o seu entendimento sobre as questões da  gestão municipal, aperfeiçoando o controle social, o conhecimento da vida local e o exercício da cidadania;
  3. Comunidade acadêmica: desenvolver em conjunto às faculdades, institutos e demais órgãos de ciência, o tratamento técnico-científico dos temas e problemas encontrados em âmbito local, unindo esforços com o poder público no sentido de sua superação;
  4. Profissionais, intelectuais, artistas e sociedade civil: proporcionar um contexto construtivo para a troca de ideias e para a vocalização das preferências, interesses e pontos de vista da sociedade a respeito das condições de vida e dos rumos a serem tomados pelo município.

A metodologia a ser trabalhada foi elaborada pelo OPN com a finalidade de colaborar com o bem estar no município, atuando em diversos estágios do processo de construção, monitoramento e avaliação das políticas públicas e da gestão municipal, promovendo ganhos técnicos, tecnológicos e de transparência para o governo e a sociedade em geral.

Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash